sábado, 19 de novembro de 2011

Participação do Grupo Qualidade na Educação Infantil no VI Seminário Temático da Faculdade Sumaré


No dia 29 de outubro de 2011, aconteceu o VI Seminário Temático da Faculdade Sumaré, cujo tema foi "Práticas Culturais e Direitos Sociais:tensões e desdobramentos". O Seminário foi dividido em três momentos. O primeiro, com a palestra da Prof. Maria da Graça Setton, da Faculdade de Educação da USP; seguido da apresentação dos pôsteres dos Grupos de Estudos e Pesquisas e Iniciações Científicas; e por fim, oficinas e comunicações orais sobre diversas tematicas. 
O Grupo de Estudos e Pesquisas Qualidade na Educação Infantil participou de todos o evento, com a apresentação de pôster e na promoção da comunicação oral: "A violência simbólica na relação adulto e criança na educação infantil", realizada pela Prof. Waldete Trsitão. 
A professora Waldete definiu violência simbólica utilizando-se do conceito definido por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, que afirmaram que:   “A violência simbólica se expressa na imposição ‘legítima" e dissimulada, com a interiorização da cultura dominante, reproduzindo as relações do mundo do trabalho. O dominado não se opõe ao seu opressor, já que não se percebe como vítima deste processo: ao contrário, o oprimido considera a situação natural e inevitável.”   Segundo a professora, uma boa interação entre professor e alunos é fundamental na superação do processo de Violência Simbólica na Escola. O currículo é euro-centrado o que é um tipo de violência simbólica. A professora nos provocou a observarmos nossas práticas como  educadoras, e as relações que são estabelecidas entre as crianças.  Também atentou para o cuidado com a fala de que todas as crianças são iguais, porque nela são ignoradas as diferenças e singularidades de cada uma.
Seguem abaixo algumas fotos do evento e o depoimento de alunas sobre o Grupo de Estudos e Pesquisa Qualidade na Educação Infantil.
Mais informações sobre o seminário é só clicar em:  http://seminariosumare.blogspot.com/






Nenhum comentário:

Postar um comentário