O II Encontro Aberto do Grupo de Estudos e Pesquisa Qualidade na Educação Infantil aconteceu no dia 09 de novembro e contou com a presença das Coordenadoras Pedagógicas Shirley, do CEI Vereador José Gomes de Morais Neto e Maria Cristina, do CEI Rodolfo Pirani, além da mediação da Prof. Ana Mello, da USP.
No encontro as coordenadoras apresentaram os princípios educativos que regem a organização dos espaços nos CEIs: a possibilidade das crianças viverem plenamente sua infância em amplos espaços externos e com elementos da natureza; a organização estética dos ambientes internos que devem ser acolhedores e bonitos para todos os que lá convivem e; a promoção da autonomia.
No dia 29 de outubro de 2011, aconteceu o VI Seminário Temático da Faculdade Sumaré, cujo tema foi "Práticas Culturais e Direitos Sociais:tensões e desdobramentos". O Seminário foi dividido em três momentos. O primeiro, com a palestra da Prof. Maria da Graça Setton, da Faculdade de Educação da USP; seguido da apresentação dos pôsteres dos Grupos de Estudos e Pesquisas e Iniciações Científicas; e por fim, oficinas e comunicações orais sobre diversas tematicas.
O Grupo de Estudos e Pesquisas Qualidade na Educação Infantil participou de todos o evento, com a apresentação de pôster e na promoção da comunicação oral: "A violência simbólica na relação adulto e criança na educação infantil", realizada pela Prof. Waldete Trsitão.
A professora Waldete definiu violência simbólica utilizando-se do conceito definido por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, que afirmaram que: “A violência simbólica se expressa na imposição ‘legítima" e dissimulada, com a interiorização da cultura dominante, reproduzindo as relações do mundo do trabalho. O dominado não se opõe ao seu opressor, já que não se percebe como vítima deste processo: ao contrário, o oprimido considera a situação natural e inevitável.” Segundo a professora, uma boa interação entre professor e alunos é fundamental na superação do processo de Violência Simbólica na Escola. O currículo é euro-centrado o que é um tipo de violência simbólica. A professora nos provocou a observarmos nossas práticas como educadoras, e as relações que são estabelecidas entre as crianças. Também atentou para o cuidado com a fala de que todas as crianças são iguais, porque nela são ignoradas as diferenças e singularidades de cada uma.
Seguem abaixo algumas fotos do evento e o depoimento de alunas sobre o Grupo de Estudos e Pesquisa Qualidade na Educação Infantil.
No dia 09 de novembro teremos o II Encontro Aberto do Grupo de Estudos "Qualidade na Educação Infantil"
O tema do encontro será: "A organização de espaços e tempos em CEIs que garantem os direitos da criança". Para discutir o tema, haverá a apresentação do trabalho de dois Centros de Educação Infantil públicos e diretos da Cidade de São Paulo e a mediação da Prof. Ana Maria Mello.
O horário é das 13h30 as 16h30, na sede da Faculdade Sumaré - Rua Capote Valente, 1121 - ao lado do Metrô Sumaré. Inscrições no email jvmoraes@sumare.edu.br constando nome completo e RG. No caso dos alunos da Faculdade é necessário o RA.