quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Apresentando o Grupo de Estudos e Pesquisa Qualidade na Educação Infantil



  Esse Grupo de Estudos e Pesquisa iniciou seus trabalhos em setembro de 2010, com a participação de profissionais da área de Educação Infantil, professoras e alunas do curso de Pedagogia de diferentes unidades da Faculdade Sumaré.

Objetivo
Refletir sobre o conceito de qualidade na Educação Infantil a partir da ótica das crianças, dos profissionais que atuam nessas instituições e das famílias, por meio da interlocução com a legislação e as pesquisas na área.

Referencial Teórico
Dahlberg, Gunilla; Moss, Peter; Pence, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003. 

Metodologia
   A partir das reflexões sobre o referencial teórico adotado e na interlocução com as pesquisas e os documentos produzidos nos últimos anos no Brasil, busca-se construir instrumentos de escuta dos sujeitos que vivenciam o cotidiano da educação infantil: crianças, famílias e profissionais.
      Para isso, os encontros procuram contemplar: 
- Leitura compartilhada
Registro e síntese dos encontros 
- Leitura e aprofundamento do referencial teórico 
- Pesquisa individual 
- Construção e análise coletiva dos dados da pesquisa    
   
Pesquisa em Andamento 
O Grupo está realizando o levantamento de Teses e Dissertações relacionadas ao tema: “Qualidade na Educação Infantil”, defendidas  nos últimos cinco anos. A fonte consultada foi o acervo da CAPES. No momento, o grupo está organizando os dados e realizando algumas análises preliminares, que ainda precisam ser aprofundadas. Os dados evidenciaram a preocupação com as seguintes temáticas: formação de professores, políticas públicas e o brincar.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário